domingo, 28 de novembro de 2010

Ordem Compósita

A compósita foi uma ordem da arquitectura clássica desenvolvida pelos romanos a partir dos desenhos das ordens jônica e coríntia.
Até o período do Renascimento a ordem foi considerada uma versão tardia do coríntio. Trata-se de um estilo misto em que se inserem no capitel as volutas do jónico e as folhas de acanto do coríntio. A coluna tem dez módulos de altura.


Ordem Toscana

A ordem toscana é desenvolvida na época romana e trata-se de uma simplificação de mesmas proporções do dórico. A coluna não apresenta base e dispõe de sete módulos de altura, o fuste é liso, sem caneluras, e o capitel simples, com aneletes. As colunas dessa ordem são separadas por grandes distâncias.







sábado, 6 de novembro de 2010

Reflexão e auto-avaliação sobre a disciplina

A disciplina de História da Cultura e das Artes é uma das disciplinas que tenho algumas dificuldades. É uma disciplina que eu nao gosto muito, mas tento ao maximo para me esforçar.


A Matéria que eu mais gostei foi a Arquitectura Grega-Os Templos, pois foi uma matéria muito interessante.
Vou auto-avaliar-me em 7. Justifico esta nota porque tirei um 5,9 no teste escrito, o que é uma nota muito baixa. Mas com o PIAV e com o Blog talvez possa subir a minha nota. 

segunda-feira, 1 de novembro de 2010


O templo grego é uma das tipologias arquitectónicas de maior relevo na Grécia Antiga. Tem origem no mégaron, um espaço existente nos anteriores palácios micénicos, exercendo uma forte influência na posterior arquitectura da Roma Antiga e no seu respectivo templo romano

Áreas do templo
  • Pronaos: esta é a antecâmara que antecede o naos e que se transformará, mais tarde, no nártex.
  • Naos ou Cella: neste espaço, delimitado por 4 paredes sem janelas, é colocada a estátua da divindade e pode ser, por vezes, organizado em 3 alas divididas por colunas. Em templos de grandes dimensões o naos pode funcionar como um pátio interior, sem cobertura.
  • Aditon ou Abaton: espaço só acessível a sacerdotes para o culto ou colocação de oferendas. Esta área pode funcionar de diferentes maneiras; como uma sub-divisão do naos, aberta para ele; como uma câmara isolada no centro do naos; ou como um nicho na parede posterior do naos.
  • Opistódomo: Câmara oposta ao pronaos onde se encontra o tesouro e que também pode funcionar, por vezes, como aditon.

Tipos de templos

  • Tetrástilo: 4 colunas na fachada
  • Pentastilo: 5 colunas na fachada
  • Hexástilo: 6 colunas na fachada
  • Octastilo ou octostilo: 8 colunas na fachada
  • Decástilo: 10 colunas na fachada
  • Dodecástilo:12 colunas na fachada