domingo, 20 de março de 2011

Reflexão e auto-avaliação sobre a disciplina

A disciplina de História da Cultura e das Artes é uma das disciplinas que tenho algumas dificuldades, como já referi nos Módulos anteriores, é uma disciplina que eu não gosto muito, mas tento ao máximo esforçar-me.


Esta matéria foi muito longa, foi uma matéria muito "chata", o que era mais difícil para nós decorar-mos.
Vou auto-avaliar-me em 9. Justifico esta nota porque o teste escrito não correu muito bem e penso que baixei a minha nota, em relação ao módulo anterior. No PIAV auto-avalio-me com um 11, devido à minha fraca participação nas aulas, mas tenho um bom comportamento ao longo da aula e no Blog acho que mereço um 14, porque tenho os trabalhos todos que a professora pediu, com vídeos e imagens.
História Peste Negra

Epidemia de peste que devastou a Europa em meados do século XIV. Chegou à Europa a partir da China em 1348 e expandiu-se com grande velocidade pela maioria dos países. Seus resultados foram desastrosos.

O bacilo da peste afeta os roedores selvagens e seus parasitas, em especial o rato negro e sua pulga, Xenopsylla cheopis. Um rato doente, portador do bacilo, pode infectar a pulga que se alimenta de seu sangue e, em determinadas condições, esta pode transmitir a doença aos seres humanos. Os historiadores modernos acreditam que foi essa a causa mais comum de expansão da doença.

Há duas formas de peste: a peste bubônica, que afeta os gânglios linfáticos e a peste pneumônica, uma das moléstias mais infecciosas e mortais conhecidas pelo ser humano e que atinge os pulmões. Transmitia-se com facilidade, já que podia ser difundida pela tosse e pelos espirros. Ambas as formas coexistiram.

A epidemia cruzava as fronteiras com facilidade, não só entre diferentes países, mas também entre animais e seres humanos. Não há dúvidas sobre o dramático impacto da peste em 1348-1349. Muitos observadores contemporâneos mostraram-se impressionados ante a devastação humana causada pela doença. Posteriormente, calculou-se que, nas áreas mais afetadas da Europa, mais da metade da população pereceu.







Texto: http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/peste-negra.htm

Imagens:http://www.google.pt/images?um=1&hl=pt-pt&rlz=1R2RNSN_pt-PTPT401&biw=1276&bih=541&tbs=isch%3A1&sa=1&q=peste+negra+na+idade+media&aq=f&aqi=&aql=&oq

Video:http://www.youtube.com/watch?v=kbcpwYfNJIs