O PENSAMENTO DE ARISTÓTELES
Aristóteles foi viver em Atenas aos 17 anos, onde conheceu Platão, tornando seu discípulo. Passou o ano de 343 a.C. como preceptor do imperador Alexandre, o Grande, da Macedónia. Fundou em Atenas, no ano de 335 a.c, a escola Liceu, voltada para o estudo das ciências naturais.
"Mestre dos que sabem", assim se lhe refere Dante na Divina Comédia. Com Platão, Aristóteles criou o núcleo propulsionador de toda a filosofia posterior.
Mais realista do que o seu professor, Aristóteles percorre todos os caminhos do saber: da biologia à metafísica, da psicologia à retórica, da lógica à política, da ética à poesia. A obra Aristotélica só se integra na cultura filosófica europeia da Idade Média, através dos árabes, no século XIII
Para Aristóteles a divindade não tem a faculdade da criação do mundo, este existe desde sempre. Aristóteles opõe-se, frequentemente, a Platão e à sua teoria das Ideias.
Aristóteles é o criador da biologia. A sua observação da natureza, sem dispor dos mais elementares meios de investigação.
A ele se deve a origem da linguagem técnica das ciências e o princípio da sua sistematização e organização.
Enquanto Platão age no plano das ideias, usando só a razão e mal reparando nas transformações da natureza, Aristóteles interessa-se por estas e pelos processos físicos.
Para Platão a realidade é o que pensamos. Para Aristóteles é também o que percepcionamos ou sentimos.
A Lógica é a arte de orientar o pensamento nas suas várias direcções para impedir o homem de cair no erro.
O Organon ficará para sempre um modelo de instrumento científico ao serviço da reflexão.
Também na Poética, o contributo ordenador de Aristóteles será definitivo: ele estabelecerá as características e os fins da tragédia. Uma das suas leis sobre ela estender-se-á, por séculos, a todo o teatro: a regra das três unidades, acção, tempo e lugar.
O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Fez escola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didáctica, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didáctico, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e considerava uma das formas de crescimento intelectual e humano. Sua grande obra é o livro Organon, que reúne grande parte de seus pensamentos.
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